quarta-feira, junho 20, 2007

Juntas e Ligamentos

Por Ivan Baker

Os meus pensamentos estão voltados para : O que é uma igreja sem juntas e ligamentos e o que é uma igreja com juntas e ligamentos.

O contraste é tremendo.

Sem as juntas e ligamentos cada um está livre para andar segundo o seu próprio critério. Ninguém, realmente, recebe ajuda que necessita para toda a sua vida espiritual. Primeiramente para entender a palavra de Deus. Cada um entende dentro de seus próprios juízos e de suas limitações pessoais.

O ministério eficaz provem da consulta contínua, do compartilhar, do ouvir as razões, do explicar, do conviver, do relacionar com outra vida.

Uma vida com tudo o que tem, necessidades, virtudes e dons, com toda a sua força espiritual se une a outra. A outra está dotada dos mesmos atributos, mas com ângulos distintos, com profundidades diferentes. O que é forte para um é débil para o outro. O que um entende o outro não entende e ao compartilharem fazem com que flua o rio de vida, de graça, de sabedoria, de entendimento.

Tudo isto é possível através de duas vidas que se unem e fluem juntas.

É como a teoria de Pascal : Como podemos fazer para que os tanques que tem níveis diferentes tenham o mesmo nível ? Colocamos um cano, bem embaixo, conectando todos os tanques. Então a água busca o seu nível em cada um.

O que não tem recebe, o que tem dá e todos ficam nivelados. Por quê? Porque tem uma conecção.

Esta conecção significa estar relacionado, compartilhar juntos. Ter intercâmbio constante. Cada um compartilhando com o outro o que está faltando. Vidas que fluem juntas, vidas conectadas pelo amor de Cristo.

Uma corrente vital e celestial corre através dos membros do corpo. A diferença entre os tanques e as vidas é que Deus não quer nivelar cada um pela metade, ou com um pouco, mas sim que quer encher todos os vasos.

Pascal fala de uma conecção, a teoria nos mostra o indispensável para a conecção : “A fonte é Cristo”. O que flui em nós é Ele e a sua plenitude enche-nos a todos. Ele nos dá graça sobre graça.

Ninguém é completo em si mesmo. Todos somos vulneráveis. Todos somos bons em alguns aspectos e limitados em outros. Temos muitas virtudes e falhas. Acertos e erros. E eu não sou totalmente capaz para entender tudo o que tenho.

Necessito olhar-me através de meu irmão, necessito compartilhar com ele a graça que tenho e a graça que ele tem. O conhecimento que tenho com o conhecimento que ele tem. Os dons que o Senhor concedeu a mim e os dons que o Senhor concedeu a ele.

O propósito fundamental é o enriquecimento, o desenvolvimento a maturidade. Eu não falei que não nos desenvolvemos se estamos separados. Mas estou dizendo que quando colocamos em relacionamento um membro com outro, então estamos colocando a base sobre a qual eles poderão funcionar. Estabelecemos o corpo de funcionamento.

Os ministérios específicos foram colocados “para”... se estudamos bem a frase veremos que foram colocados para relacionar corretamente os santos, para o serviço dos mesmos.

Quer dizer que relacioná-los é parte da obra dos ministérios específicos. O objetivo é a edificação do corpo de Cristo. Por isso, é impossível edificar o corpo de Jesus sem uni-los através das juntas e ligamentos.

O crescimento vem pela intercomunicação dos membros, pelo fluir da graça que cada membro recebeu e passa para o outro e vice-versa, dando e recebendo, ensinando e sendo ensinado, corrigindo e sendo corrigido, animando e sendo animado, amando e sendo amado, consolando e sendo consolado, entendo e explicando, recebendo e compartilhando.

Compartilhando: gozo, paz, sabedoria, entendimento, correção, revelação, advertência, domínio próprio, honra, consolo.

A base fundamental para viver no Reino de Deus, que Deus estabeleceu, são os relacionamentos de amor entre os membros que se ajudam mutuamente, segundo a operação própria de cada membro.

Isto é, segundo o dom de cada um, segundo a medida de graça, segundo o que cada um tem recebido de Deus.

Todo este ministério, toda esta ajuda, toda esta correção, todo este fluir deste rio de amor, nos faz fortes, sábios e santos. Estabelece, orienta, coloca fundamentos, santifica, guarda, impulsiona, ensina e protege.

A razão porque tudo isto acontece é porque nos colocamos aonde Deus nos quer, ou seja relacionados.

Entendemos o segredo da igreja e nos entregamos com todo o nosso coração a trabalhar naquilo que Deus quer que trabalhemos : como corpo e não como indivíduos. Como fermento santo e não particularizando, cada um, o seu dom.

A base fundamental que Deus nos tem falado é sermos corpo, membros unidos, afim de fortalecer, crescer, amadurecer e sermos aptos para todo o trabalho que Deus nos determine.

A tarefa será feita entre todos, uns com os outros. Ou então não conseguiremos nada.

Quanto esforço tem que fazer um que está sozinho para: ganhar alguém, ser santo, lutar contra o diabo. Primeiro tem que entender suas debilidades, provavelmente sem um companheiro dificilmente consiga entende-las.

Manter-se firme é muito mais fácil se estamos unidos a outro. É muito difícil se estamos sozinhos, separados.

Quão difícil é para o diabo se aproximar de nós com as suas artimanhas e enganos, quando estamos unidos. Dois que estão juntos com Cristo no meio, quão difícil é para o diabo nos rodear. Ele tenta um, outro, mas nós estamos unidos, a sua influência é mínima, pois é anulada pela presença de Cristo e a união entre os dois. Separemo-nos uns dos outros e veremos que o diabo que anda ao derredor irá nos tragar com facilidade. Tem o perímetro de cada um.

O Espírito nos ensina corretamente, mas não conseguimos entender, através das juntas e ligamentos, sim, entendemos. Abrimos o coração uns aos outros e o mais sábio, o mais prudente, o mais maduro ajuda ao outro.

Nós queremos o Propósito de Deus, o seu Reino, chegar a maturidade e um ajuda ao outro para atingir isto.

Se são dois, quando um cai o outro o levanta. Se são dois e estão com frio podem se aquecer. Ninguém tem toda a inteligência, ou maturidade necessária, pois Deus distribuiu os dons pelo corpo, para que na harmonia do corpo os dons funcionem. Então a minha capacidade será plena em vez de ser relativa. A capacidade do meu irmão também será plena em vez de ser relativa.

Somos como um quebra-cabeça que tem que juntar todas as peças. Somos como uma rede unida pêlos nós. Se não existirem os nós, não existe rede.

Queremos pescar, mas não estamos unidos. A vara de pescar, a linha e o anzol provém da nossa comunhão.

Nós somos uma atração para o mundo, quando eles nos vêem unidos. A imagem de um corpo é muito mais forte para dar testemunho ao mundo, do que um montão de pessoas indo a reuniões buscando cargas espirituais, mas não vê o amor de Cristo sendo derramado nos corações.

Quando uma pessoa vem do mundo e entra em uma congregação que não tem juntas e ligamentos, aonde o corpo não está unido e não existe relacionamento, ajuda, amor, serviço, atenção específica e cuidado. Ela sente o frio da falta de comunicação.

Passam a dar-lhe muitas reuniões, muitos discursos. Quase não a ajudam em suas necessidades e quando é ajudada é por alguém que não está capacitado para fazê-lo, pois não tem o conceito do que é a igreja e o que deve fazer com a pessoa. Como ajudá-la? O outro também tem suas debilidades, o que acaba passando são as suas próprias debilidades, pois ela tão pouco foi ajudada nas suas fraquezas.

É muito diferente quando alguém chega a uma igreja que está unida através de juntas e ligamentos, unida em amor, unida através dos laços do Espírito Santo.

Aí ela encontra uma fortaleza, existem braços para sustentá-la. Não é que houve apenas um nascimento, é que ali existe uma mãe.

Não é nascer e ser abandonado, é nascer e ser cuidado. Existe o parto, mas também existem pais e mães que cuidam. A família cresce e os filhos crescem em santidade, crescem com vigor espiritual, crescem com a luz de Deus, com crescimento que procede do Senhor.

É indispensável entender bem o que significa ser juntas e ligamentos uns dos outros. O melhor será revisar a Escritura, começamos com 1 Cor 12; depois Ef 4. 1-16; Cl 2.19; 2 Tm 2.2; Mt 28.18-20.

E coloquemo-nos a trabalhar para completar o que falta para a igreja. E o que falta? Faltava isto: “SER CORPO UNIDO PELOS MEMBROS”. Todo o corpo bem ajustado, sem faltar um membro. Um membro que não está unido, nós consideramos fora do corpo.

Todo o corpo bem ajustado. Ajustado aqui significa: relacionado adequadamente. Não significa colocá-lo de qualquer forma ou com qualquer um, mas sim acomodá-lo em espirito para se moverem para o Senhor. Acomodá-los segundo a necessidade de cada um. Acomodá-los segundo suas moradias, para ser funcional.

Aquele que ganha uma vida para o Senhor, terá muito mais facilidade de cuidar desta vida se estiver relacionado com outro. Quando o novo se junta a eles, terá condições de crescer, pois estará unido aos seus pais e mães espirituais. Ele terá um lugar: mais equilibrado, com mais sabedoria, com mais autoridade e amor. Entra numa dimensão tremenda de igreja, pois entra unido ao corpo como corresponde. Existem mais recursos, mais estabilidade, mais dedicação. Existe mais visão, mais força, mais confiança.

O novo é nutrido em um corpo que é uma família, pois a graça flui de uns para os outros. É o mesmo sentir, a mesma palavra, a mesma orientação.

Todo o corpo bem ajustado, não qualquer um com qualquer um. Por isso, aí estão os Pastores para fazerem o correto ordenamento dos santos, para ordenarem a casa.

Para fazer Isto temos que estar sendo guiados pelo Espírito e ter a estrutura prática. Este dois elementos com a orientação dos que estão liderando na casa do Senhor é o suficiente para unirmos o corpo de Cristo através das juntas e ligamentos que se ajudam, que servem mutuamente.

Não trabalham sozinhos, a sabedoria não provém apenas do relacionamento, mas sim da presença de Cristo no meio deles.

Quando o Senhor está cheio de gozo por ver seus filhos unidos, especificamente e objetivamente, que se amam e ministram a palavra uns aos outros, que se corrigem e se consolam, bebem da fonte da palavra corretamente, cuidam-se primeiramente para serem santos e justos diante de Deus, para realizarem a obra que o Senhor nos tem dado. Se isto está acontecendo, então recebemos da Cabeça, que é Cristo, que está no meio destes relacionamentos o crescimento que procede Dele.

Ao agirmos assim recebemos a aprovação de Deus. Recebemos da Cabeça o crescimento.

O exemplo da Videira nos ajuda a entender isto : “...sem mim nada podeis fazer...”. Somos apenas galhos de uma planta, somos ramos da videira. A videira é Cristo. Todos estes relacionamentos vem de Cristo, e é por aí que flui a vida Dele em nós.

É através destes relacionamentos no corpo que somos tratados. Fica fácil perceber os problemas e tratá-los com a ajuda do outro.

Os pastores começam a funcionar melhor, pois o corpo está funcionando e demanda a presença deles, pois o corpo está aberto para recebe-los, existe colaboração. Quando tem algo para fazerem, não tem que fazerem sozinhos, pois existe um corpo trabalhando juntamente com ele. Existe força na comunhão.

Dois é melhor que um, dois entendem melhor que um, dois se corrigem melhor que um. Quão triste é estar lutando a batalha sozinho. Ter que decidir como sou, sozinho. Ter que discernir o meu nível espiritual sozinho. Quão vulneráveis somos ao diabo, a carne, aos cuidados de nossa mente.

A grande revelação brilhante chega no dia que entendemos que temos que estar unidos e nos unimos.

Quando a igreja não está relacionada pelas junta e ligamentos existe pouca: vida, transformação, crescimento real. Existem muitos problemas, são muitas dificuldades. Os problemas seguem por toda a vida, pois não há alguém para vê-los através do Espírito Santo. Está faltando as mãos hábeis. Falta o ministério ungido de cada membro. Falta a presença do Senhor. Falta a constituição real de uma igreja verdadeira.

Deus não pode abençoar os que não lhe obedecem. Assim que devemos ouvir bem o que o Espírito diz e comecemos a entender bem como devemos caminhar juntos.

As humilhações que isto nos impõe, as provas que passamos, os problemas que isto nos causa. Tudo é bom, tudo é para o bem, tudo é para nos ensinar melhor o caminho, tudo é para nos ajudar a sermos mais santos.

Façamos no Nome do Senhor. AMÉM!!!!